#35 C` EST QUI LE PATRON?! UM CASO DE SUCESSO DE UMA MARCA COLETIVA NO CONTEXTO AGROALIMENTAR FRANCÊS

#35 C` EST QUI LE PATRON?! UM CASO DE SUCESSO DE UMA MARCA COLETIVA NO CONTEXTO AGROALIMENTAR FRANCÊS

A importância da criação e consolidação de marcas competitivas – sejam elas coletivas ou privadas – que evidenciem o propósito das empresas, que valorizem os seus produtos e serviços, assim como as pessoas que diariamente as constroem é cada vez mais decisivo.

O ditado “o segredo é a alma do negócio” já foi uma máxima importante no mundo dos negócios. Hoje, com o avanço da tecnologia e da sociedade em geral, essa afirmação poderia facilmente ser adaptada para “a transparência é a alma do negócio”. A economia da partilha e da colaboração, que contribuem para estimular a inovação e o progresso, é hoje uma vantagem competitiva na consolidação de negócios e na conquista da confiança dos consumidores. E é nesse mesmo contexto, de partilha, que vos trago um caso de sucesso com o qual tive o prazer de me cruzar enquanto consumidora, aquando da minha ida a Paris, nas férias da Páscoa. Uma marca que me surpreendeu e que me fez pesquisar mais sobre ela, uma marca coletiva.  

“C’est qui le Patron?!” é um caso de sucesso na implementação de uma marca coletiva no setor agroalimentar francês. Foi criada em 2016 por um grupo de consumidores que queria promover a produção local e justa em França, procurando dar resposta à sua crescente insatisfação com a qualidade e os preços dos produtos alimentares. Tinha como objetivo dar poder aos consumidores, permitindo-lhes escolher os produtos que queriam e, ao mesmo tempo, oferecer um preço justo aos produtores locais. Foi criada enquanto marca coletiva gerida por uma cooperativa de consumidores e produtores, que trabalham juntos para promover a transparência e a qualidade na cadeia de produção e distribuição. A cooperativa de produtores é responsável pela produção dos alimentos, seguindo normas rigorosas de produção e sustentabilidade, enquanto que a cooperativa de consumidores é responsável pela venda e distribuição dos produtos. A marca “C’est qui le Patron?!” rapidamente ganhou popularidade entre os consumidores franceses. Diferenciou-se oferecendo produtos de alta qualidade a preços justos, além de enfatizar a sua preocupação com o meio ambiente e o bem-estar animal. Conseguiu alcançar um grande reconhecimento e confiança dos consumidores num curto espaço de tempo, tornando-se uma das marcas mais populares e respeitadas no mercado francês. Atualmente, oferece uma ampla gama de produtos alimentares, como leite fresco, iogurtes, queijo, manteiga, ovos, açucar, farinha, massa, molho de tomate, legumes e frutas, entre outros, sendo uma marca em constante expansão.

O que começou com um copo de leite, amavelmente oferecido na casa de amigos na cidade do amor, conduziu-me a um processo de reflexão sobre o meu, sobre o nosso  trabalho. A importância da criação e consolidação de marcas competitivas – sejam elas coletivas ou privadas – que evidenciem o propósito das empresas, que valorizem os seus produtos e serviços, assim como as pessoas que diariamente as constroem é cada vez mais decisivo. Definir a estratégia para uma marca envolve uma série de etapas importantes para conquistar a visibilidade e o reconhecimento pretendidos. Com conhecimento de causa, reforço que o desafio aumenta se estivermos a falar de marcas coletivas, em que o seu papel é numa primeira fase o de mobilizar, fazer acreditar, unir e, numa fase seguinte, consolidar essa coesão entre todos, de forma duradoura. Importa definir objetivos realmente coletivos, assentes numa proposta de valor clara para todos e traçar o plano de comunicação com recurso a diversas ferramentas (estratégia de branding; marketing digital; redes sociais; relações públicas; eventos; packaging comum…); estabelecendo regras e padrões de funcionamento transparentes para manter a qualidade e consistência do produto, criando paralelamente formas de monitorizar e avaliar os resultados, partilhando-os. Só poderemos ser “patrões das nossas marcas” se tivermos a humildade de perceber que o crescimento de qualquer negócio começa na partilha de conquistas e fracassos, onde a transparência é motor de confiança. 

Gisela Pires
Partner da Agência Evaristo
gisela@agenciaevaristo.pt

Comments are closed.

Top