#46 MARKETING GASTRONÓMICO: QUE FORÇA É ESTA?
A cozinha é uma viagem da autenticidade. É ir ao fundo das nossas raízes, com gosto e sabor. É dar amor, para quem a faz e conforto a quem a procura. Quantos de nós não fizemos já vários quilómetros só para comer neste ou naquele restaurante, este ou aquele prato, vinho ou sobremesa? E não é esta a força da gastronomia?
Este mês tivemos a oportunidade de acompanhar o Concurso Chefe do Ano, não só na assessoria da sua comunicação, mas também na organização da presença de duas marcas que trabalhamos, o Bimi e os Citrinos do Algarve, com a Frusoal. Vimos de perto o empenho e o entusiasmo de todos os concorrentes, cheirava a criatividade à mesa. Provámos e ouvimos o que por lá se dizia sobre a cozinha. Falou-se da necessidade de pensar a sua identidade, da importância de trazer a paisagem para o prato, da autenticidade. Da ligação, cada vez mais evidente, dos novos chefes às suas raízes, no seu processo de inovação, assim como da sua preocupação crescente com a sustentabilidade. É sempre refrescante sentir a vibração do processo criativo seja ele de que área for. Criar é sair da zona de conforto, é arriscar.
Sempre acreditámos e defendemos a importância da interligação da agricultura com a gastronomia, na origem da matéria-prima como fator de diferenciação. Se pesquisarmos de forma breve sobre os pratos mais típicos do nosso país, rapidamente percebemos que estão sempre interligados ao contexto socioeconómico e cultural vivido em cada região. E o nosso país é rico nisso. Como Fernando Pessoa, também nós somos muitos e, se nos deixarmos guiar nesta viagem de sabores pelo nosso país, tendo a cozinha tradicional como guia, compreendemos que a riqueza está na diversidade. E essa singularidade só se encontra se na base tivermos os produtos característicos de cada região, sabendo que também eles contam a sua história e inspiram diferentes ingredientes e temperos. A isso se chama marketing gastronómico, pensar na experiência que se quer proporcionar aos clientes, criando conceitos assentes em pilares de verdade.
Não pude deixar de reparar que muitos dos concorrentes em vez de se autoapelidarem de chefes, se definam como cozinheiros. Gostei disso. Gosto da essência das palavras que se dizem quando se sentem dessa forma, sem artefactos e com orgulho.
A cozinha é uma viagem da autenticidade. É ir ao fundo das nossas raízes, com gosto e sabor. É dar amor, para quem a faz e conforto a quem a procura. Quantos de nós não fizemos já vários quilómetros só para comer neste ou naquele restaurante, este ou aquele prato, vinho ou sobremesa? E não é esta a força da gastronomia?
Gisela Pires
Partner Agência Evaristo
gisela@agenciaevaristo.pt
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