#5 FICA EM CASA E FAZ A TUA PARTE
Já sabíamos que as nossas escolhas diárias têm impacto direto em tudo o que nos rodeia mas, hoje, as consequências desse impacto são imediatamente visíveis.
Vivemos tempos inéditos e difíceis. Estamos perante um desafio inigualável enquanto seres humanos, nos mais diversos papéis familiares e profissionais. Estamos todos no mesmo barco e teremos de superar, juntos, esta crise. A atual pandemia obriga-nos a uma reinvenção diária e abre caminho a uma necessidade já antes evidente, mas agora reforçada por todo o contexto: a de aproximar a produção nacional aos consumidores.
De um dia para o outro, centenas de restaurantes tiveram de fechar as portas e muitos sustentam, agora, a sua sobrevivência com ofertas de take away ou entregas ao domicílio. Assistimos também à resiliência dos pequenos comerciantes que continuam a trabalhar e a garantir as nossas necessidades quotidianas, cumprindo exigentes medidas de segurança, reduzindo e ajustando horários de abertura. Abrimos as nossas casas aos pequenos produtores e nunca as vendas de produtos frescos entregues diretamente ao consumidor foram tão elevadas.
Mas de um dia para o outro, deixámos de comprar flores e plantas ornamentais. Prescindimos do queijo e reduzimos a lista aos bens mais essenciais e com maior prazo de validade e duração. Com esta escolha, impulsionada pelo medo e pela necessidade de reduzir as saídas à rua, provocámos o colapso imediato de empresas e produtores. Já sabíamos que as nossas escolhas diárias têm impacto direto em tudo o que nos rodeia mas, hoje, as consequências desse impacto são imediatamente visíveis.
Assistimos à destruição de plantas e flores devido à quebra de vendas, vemos leite deitado fora por já não haver encomendas de queijo e entre os produtores de pequenos frutos aumenta o receio de terem de seguir o mesmo caminho.
A agricultura não para. O campo continua a dar-nos alimento, a natureza faz o seu curso. Homens e mulheres continuam, todos os dias, a semear e a colher para que não nos faltem alimentos frescos e saudáveis. Não param.
Estamos em casa, assistimos tudo isto, mas podemos fazer a nossa parte. Na Evaristo, também quisemos fazer a nossa parte e, por isso, lançámos uma campanha nas nossas plataformas e redes sociais para incitar ao consumo de produtos nacionais e apoiar setores que, num segundo, perderam tudo. Manter a comunicação é fulcral em altura de crise. As marcas e as empresas não podem deixar de dar um sinal de proximidade aos seus clientes. O momento é agora.
Vamos fazer a nossa parte? A fórmula já todos a conhecem: consumir local, consumir nacional. É altura de colocar em prática o que tanto apregoamos.
Ana Rute Silva, Gisela Pires e João Pereira
[Artigo publicado na edição de abril da revista Frutas Legumes e Flores]
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