#22 NÃO, NÃO É SÓ ESCREVER UM TEXTO

#22 NÃO, NÃO É SÓ ESCREVER UM TEXTO

Trabalhar em comunicação é ajudar as empresas a identificarem os seus pontos fortes e as suas vantagens competitivas. E transformá-las em mensagens relevantes.

Continua a existir um grande desconhecimento sobre o trabalho na área da comunicação, sobretudo, em setores que tradicionalmente não consideram esta ferramenta na gestão global do negócio. Qualquer um de nós sabe comunicar, escrever ou até produzir um vídeo. E todos temos amigos, filhos, primos que desenrascam um vídeo institucional ou receberam um prémio na escola pela melhor composição.

Mas a comunicação profissional não é de todo o mesmo. Quando preparamos um plano de comunicação, mergulhamos a fundo na sua história, nos seus objetivos estratégicos de negócio, no público a alcançar. Se a meta é aumentar o número de pontos de venda, o caminho é um. Se é ganhar reputação, será outro. Contudo, o mais importante é a história que se quer contar e a forma como se conta.

Podemos ser o maior produtor do país, mas se não soubermos o que dizer sobre a nossa empresa e não existir um fio condutor que ligue produção e consumidor, de pouco serve. E nesse contexto, um texto não é um mero texto. Um post, igualmente. Um comunicado de imprensa muito menos. É preciso saber como produzir a mensagem correta. É preciso identificar os alvos e saber para quem quero comunicar. E é preciso desenhar a história de forma a que, no final, um comunicado de imprensa, por exemplo, dê origem as notícias válidas, quer para os jornalistas, quer para as empresas.

Não, não é só escrever um texto. É ajudar as empresas a identificarem os seus pontos fortes, as suas vantagens e transformá-las em mensagens relevantes e plataformas de comunicação com impacto. Desde sites informativos e intuitivos, a redes sociais que valem a pena seguir, até notícias que constroem reputação. Quantos de nós já não perdemos tempo a tentar encontrar informação básica em sites? Ou deixámos de seguir páginas de redes sociais porque não nos dizem muito? 

Os bons resultados são obtidos com um enorme trabalho de bastidores, de estudo, discussão e partilha de ideias. Com produção contínua e verificação da qualidade. Com exigência pelo produto final e enorme respeito por quem lê e recebe, no final, a mensagem.

Não, não é só escrever um texto.

Ana Rute Silva
Partner da Evaristo
anarute@agenciaevaristo.pt

Artigo publicado na revista Frutas Legumes e Flores, edição de dezembro 2021

Comments are closed.

Top