#39 PERSONALIZAR: É ESTA A CHAVE PARA CAPTAR A ATENÇÃO?
Num mundo movido por informação infinita, surge a pergunta: como podemos conquistar a atenção do consumidor no meio de tantas distrações? A resposta está na personalização. Seja no setor agroalimentar, seja noutra área de negócio, personalizar é a chave para captar o interesse do público-alvo e estabelecer um vínculo significativo.
Para atingir o consumidor de forma eficaz é preciso conhecê-lo verdadeiramente. Compreender as suas necessidades, as suas preferências e os seus comportamentos de consumo é o ponto de partida para perceber como é que as estratégias de comunicação e marketing podem funcionar como ferramentas poderosas para alcançar os objetivos desejados.
O consumidor é constantemente bombardeado por informações acerca de marcas e produtos, o que lhe dificulta a vida quando chega a hora de tomar uma decisão. É também por esta facilidade no acesso à informação, e muitas vezes ao seu excesso, que o consumidor se torna cada vez mais exigente, impaciente e imprevisível, dando mais importância à transparência, ao conteúdo da informação, à relevância e à pertinência da mesma.
Os consumidores procuram estar envolvidos. Estão constantemente à procura de conteúdos diferenciadores e personalizados, que sejam adaptados e que vão ao encontro dos seus estilos de vida, preferências, crenças e interesses. No caso setor agroalimentar, por exemplo, dão cada vez mais importância à informação partilhada sobre a origem dos produtos agrícolas. Antes de escolher, o consumidor quer conhecer o percurso dos alimentos até chegar ao ponto de venda, quer saber a sua história, as suas características, se foram produzidos de forma sustentável… No fundo, quer saber se o produto se identifica consigo.
É aqui que a personalização entra em ação e pode gerar uma avaliação mais positiva perante um produto, aumentando as intenções de compra e levando até a mudanças comportamentais. Como? Dando ao consumidor o que ele quer. Técnicas de comunicação e marketing one to one criam relações mais próximas com o público-alvo: cada pessoa é única e não apenas um segmento ou uma massa de consumidores.
No entanto, é importante relembrar que esta personalização vai muito além da simples estratégia de marketing. No setor agroalimentar, por exemplo, a personalização deve refletir verdadeiramente a preocupação genuína com a qualidade dos alimentos, a forma como foram produzidos e o bem-estar do consumidor. A origem dos produtos e a transparência a 100% são pilares essenciais para conquistar a confiança e a fidelidade do público-alvo.
Em suma, a personalização é, de facto, a chave para chamar a atenção do consumidor. Conhecer o público-alvo, entender a sua jornada de consumo e utilizar estratégias de comunicação e marketing adequadas são pontos fundamentais para estabelecer uma ligação autêntica e construir uma relação sólida e duradoura. Na era da personalização, o setor agroalimentar tem a oportunidade de criar uma experiência única para cada consumidor, agregando valor aos seus produtos e fortalecendo o elo entre a produção, o produtor e o prazer de comer.
Tânia Esteves
PR and Social Media Specialist
tania@agenciaevaristo.pt
Comments are closed.