#7 EM CADA DIA QUE COMEÇA, RECOMEÇA
A criatividade é um céu sem limite, uma forte aliada na reinvenção de novas oportunidades. Mas para isso, para recomeçar, é preciso que vejamos o copo meio cheio e que lutemos por essa água, por vezes, de forma diferente. Como vê o seu copo?
Reinventar. Creio que hoje é o verbo que deverá acompanhar-nos a todos neste recomeço. Num dos últimos dias, no Jornal da Noite, ouvia alguém dizer, “ninguém vai sair de casa da forma como nela entrou e ficou”. Nas várias esferas da nossa vida, tudo mudou. O esforçou redobrou-se pelas novas dinâmicas, familiares e profissionais. Surgem novas formas de comunicação entre todos. Aprendemos a lidar com as presenças e com as ausências. Adaptamo-nos.
“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”, segundo Albert Einstein. E muitos têm sido os casos de reinvenção. Se várias indústrias se adaptam para a produção de máscaras, no setor do vinho algumas adegas produzem gel antissético à base de álcool proveniente de aguardente vínica. No agroalimentar assistimos à crescente procura dos consumidores por produtos portugueses, principalmente cabazes de frescos. Será que o consumo local vai virar moda? Que o e-commerce veio para ficar?
Não consigo deixar de pensar que nunca o agroalimentar português foi tão valorizado. E ainda bem. Já era tempo. Se comemos, pelo menos, três vezes ao dia, se “somos o que comemos”, se é à mesa que estamos tantas vezes juntos em trabalho ou em família. Unidos. Como não valorizar mais este setor? No limite é dele que dependemos. Que vivemos. Se esta preocupação era já uma tendência, a da procura por produtos portugueses, por saber mais sobre as suas formas de produção, conscientes da importância da sustentabilidade do nosso planeta, estamos agora perante uma oportunidade ainda mais evidente. Mas, para isso, também os produtores têm de mudar, de se adaptar.
Para obtermos resultados diferentes, precisamos de usar outros métodos. Se continuarmos a fazer as mesmas coisas vamos ter os resultados de sempre. O Agroalimentar tem de se comunicar. Fazê-lo de forma estratégica entre si e articulada com outros setores. Na Evaristo defendemos a interligação da agricultura, com outros setores, de forma mais imediata, com a gastronomia e o turismo, acreditamos que juntos, assente na vontade e na criatividade de cada um, se pode fazer a diferença para enfrentar esta pandemia. É isto que podemos fazer de forma diferente. Comunicar o setor agroalimentar e integrá-lo também com outros setores, criando sinergias. Em alturas de crise, como esta, passamos a ser mais “nós” do que “eu”. Somos mais solidários, disponíveis para o outro. E essa solidariedade deve acontecer não só na esfera social, deve acontecer também no mundo dos negócios. As redes sociais vieram encurtar distâncias. Vieram dar voz e palco. Vieram contribuir para que relações de proximidade e confiança se cumpram com as marcas dos produtores portugueses. A criatividade é um céu sem limite, uma forte aliada na reinvenção de novas oportunidades. Mas para isso, para recomeçar, é preciso que vejamos o copo meio cheio e que lutemos por essa água, por vezes, de forma diferente. Como vê o seu copo?
Gisela Pires
gisela@agenciaevaristo.pt
Comments are closed.