#31 VOTOS PARA 2023: KISS

#31 VOTOS PARA 2023: KISS

Há uma frase que me acompanha há já algum tempo na apresentação e discussão de conceitos: chegar ao simples é o mais difícil. Digo-o com convicção. A primeira vez que ouvi este conceito foi pelas palavras de um professor que nos dizia: “O segredo está no Kiss!”. 

Nesta altura do ano somos quase forçados a fazer um balanço. O que correu bem ou menos bem. O que precisamos de mudar, melhorar e aquilo pelo qual estamos gratos. Gosto desta ideia de finitude, conduz-nos a uma certa ponderação, à noção de que nada na vida é garantido e que somos reflexo da nossa capacidade de resiliência e reinvenção. Da capacidade de escolher as nossas lutas. 

Há uma frase que me acompanha há já algum tempo na apresentação e discussão de conceitos: chegar ao simples é o mais difícil. Digo-o com convicção. A primeira vez que ouvi este conceito foi pelas palavras de um professor que na sua primeira aula nos dizia: “O segredo está no Kiss!”. Obviamente que todos sorrimos porque apenas estávamos a ver o beijo óbvio, mas não, o que ele pretendia dizer era: trabalhem as vossas estratégias, os vossos conceitos de forma Kiss – Keep It Simple Stupid!*

A simplicidade de uma ideia e a simplicidade da sua execução conduz-nos a um maior entendimento da sua mensagem e a um maior envolvimento. Talvez seja este o meu grande desejo para 2023: simplificar, sem associar essa simplificação a “facilitismo”, pelo contrário. Depois de um tsunami de acontecimentos: a pandemia, uma guerra (que continua) e agora da inflação, que agitaram as nossas emoções e mexeram diretamente com as nossas vidas, cada vez mais se fala em transparência, em comunicar a verdade das marcas, em lutar por um mundo sem rótulos, onde primam a diversidade, a inclusão, a importância de termos um legado centrado na sustentabilidade. Parece simples, mas sabemos que não é. 

Acredito que as marcas, por fazerem parte das escolhas do nosso quotidiano, têm essa força, definir os seus valores e, de acordo com o seu posicionamento, escolher as suas lutas reforçando, com isso, o seu propósito na perceção dos seus públicos-alvo. Importa apostar em estratégias simples mas eficazes. Na produção de menos conteúdo mas com mais qualidade e relevância, o chamado “slow content”, que pode ser sinónimo de um maior engagement e valor acrescentado. 

Partilho a campanha que mais me tocou este ano, o filme de Natal da J&B Espanha “She, um conto de J&B” que acompanha a história de um avô e da sua família e que demostra que “todos têm um lugar à mesa”. Uma narrativa que, de uma forma estrondosamente simples, demostra a capacidade de uma marca escolher a sua causa e se associar a algo maior e mais profundo do que ela própria, com a capacidade de nos fazer refletir, quem sabe, com um copo de J&B na mão… e mais não conto! 

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=oN_nZJIaMxo

Para 2023 desejo essa simplicidade, centrarmo-nos na nossa essência, na nossa humanidade, enquanto pessoas e profissionais. Um kiss para todos!

*O princípio KISS afirma que a maioria dos sistemas funciona melhor se forem mantidos simples em vez de complicados; portanto, a simplicidade deve ser um objetivo chave no projeto, e a complexidade desnecessária deve ser evitada. A frase foi associada ao engenheiro aeronáutico Kelly Johnson.   

Gisela Pires
Partner da Evaristo gisela@agenciaevaristo.pt

Artigo publicado na revista Frutas Legumes e Flores, edição de Janeiro 2023

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