#32 REDES SOCIAIS: UM MUNDO DE ADAPTAÇÃO
Só em 2022 as redes sociais ganharam cerca de 190 milhões de novos utilizadores. E todos procuram o mesmo: informação e entretenimento.Será, então, fácil fazer chegar a mensagem da nossa marca ao público-alvo? Não, de todo. Planeamento, adaptação e criatividade são essenciais.
2022 foi marcado por várias adversidades, em especial no setor agrícola. A seca e a inflação obrigam várias empresas e produtores a apertarem o cinto e adivinha-se que a palavra de ordem em 2023 seja “cautela”.
Quando se trata de reduzir custos, sabemos que as áreas do marketing e da comunicação são as primeiras a aparecer na lista. É este o caminho mais acertado num setor cada vez mais competitivo? Poderão as marcas chegar onde querem sem uma estratégia de comunicação bem definida? “Quem não aparece, esquece”, já dizia o provérbio.
O mundo digital continua a ser a forma mais rápida de chegar a milhares de pessoas. Com o mesmo orçamento, os anúncios nas redes sociais alcançam o triplo das pessoas que os anúncios de um canal de televisão generalista. Contudo, o mundo digital obriga-nos a estar em constante atualização. Todos os dias surgem novas ferramentas, novas tendências e novas plataformas. Uma fórmula que ontem era eficaz, está hoje totalmente obsoleta.
Só em 2022 as redes sociais ganharam cerca de 190 milhões de novos utilizadores. E todos procuram o mesmo: informação e entretenimento. Será, então, fácil fazer chegar a mensagem da nossa marca ao público-alvo? Não, de todo. Planeamento, adaptação e criatividade são essenciais.
Por outro lado, os conteúdos simples, informativos e de fácil entendimento nunca saem de moda. Pensemos num consumidor comum, urbano e, claro, ativo nas redes sociais. O que temos para lhe oferecer além de frutas e legumes de alta qualidade? Conhecimento. Criemos conteúdo sobre como se faz uma colheita, como se preserva o solo, como se colhem amêndoas ou como inovamos com as nossas apostas em smart farming. Adaptemo-nos à sua linguagem e tendências.
E, por falar em tendências, uma das maiores para os próximos meses é o Conversational Marketing – um método que permite às marcas dar uma resposta em tempo real aos clientes através de conversas automatizadas. Estas “conversas” reproduzem diálogos reais e humanizam o contato digital entre o cliente e a marca. E por que é a grande tendência do ano? Porque o consumidor está cada vez mais exigente e, com tanta informação à distância de um clique, com menos paciência para esperar por respostas.
Logo agora que nos começávamos a habituar-nos aos reels…
Mónica Guerra Fernandes
monica@agenciaevaristo.pt
Digital Specialist
*Artigo também publicado na revista Frutas, Legumes e Flores
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