#36 O Chat GPT veio para ficar

#36 O Chat GPT veio para ficar

Tratores, semeadores mecanizados, análise de dados, irrigação ou agricultura de precisão…perdemos a conta à evolução tecnológica que a agricultura tem conquistado.  Contudo, não há máquina que substitua todo o conhecimento que só a experiência dá a um Agricultor.

100 milhões de pessoas: é este o número de utilizadores conquistados pelo Chat GPT em dois meses de funcionamento. Esta app de inteligência artificial tornou-se, assim, detentora do recorde de aplicação com crescimento mais rápido da história.

O chat GPT veio agitar o mundo profissional. Se qualquer evolução tecnológica tende a obrigar a uma adaptação dos trabalhadores e a uma distribuição diferente de tarefas, esta app veio revolucionar em definitivo a sociedade como a conhecemos. Porquê? Porque nos permite poupar de forma drástica um dos recursos mais escassos: o tempo.

Seja qual for a questão, o chat GPT está preparado para pesquisar em todos os dados públicos disponíveis na internet a resposta. Quanto mais completa for a pergunta, mais completa, bem redigida e minuciosa será a resposta. Tudo isto, claro está, em minutos.

O primeiro contacto com esta tecnologia foi, confesso, assustador. Ali estava um programa informático capaz de fazer muito do que faço a nível profissional, em apenas 1% do tempo. Se primeiro estranha-se…depois entranha-se. Ali estava também um programa informático capaz de gerar imenso conteúdo que enriqueceria em muito o meu trabalho, em menos de 1% do tempo. Porque não aproveitá-lo? Na pesquisa de informação, na criação de novas estratégias e até para compreender melhor a perceção dos consumidores sobre o produto que pretendo comunicar.

Na realidade, acredito que nenhuma máquina poderá substituir a 100% um profissional.

Vejamos, por exemplo, o setor agrícola. Tratores, semeadores mecanizados, irrigação ou agricultura de precisão…perdemos a conta às transformações que a agricultura sofreu só nos últimos anos de história.  Contudo, não há máquina que substitua todo o conhecimento que só a experiência dá a um Agricultor.

Mesmo com toda a tecnologia atualmente disponível, existem ainda – segundo a FAO – mais de 1 bilião de agricultores no mundo.

Desde lidar com as mudanças climáticas súbitas, conhecer as culturas que cultivam, cuidar do solo e, até, compreender o que procura o consumidor, serão sempre necessários bons agricultores para controlar e implementar nos campos toda a tecnologia que nos chega às mãos. Serão sempre necessárias Pessoas.

É inevitável: o Chat GPT veio para ficar. Tornemo-lo num bom aliado.

Nota: este artigo foi escrito com a ajuda do Chat GPT.

Mónica Fernandes
Digital Specialist na Agência Evaristo
monica@agenciaevaristo.pt

Comments are closed.

Top