#44 A URGÊNCIA DE MUDAR A PERCEÇÃO DA AGRICULTURA: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

#44 A URGÊNCIA DE MUDAR A PERCEÇÃO DA AGRICULTURA: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

Sou filha da terra. Neta de avós agricultores. Filha de pais avicultores. Pertenço à natureza. Tive o privilégio de ver plantas germinar, pintainhos crescer, ordenhar vacas e beber o seu leite de seguida. Regar e sujar as mãos na horta, beber água fresca da fonte ou do poço, ouvir as rãs da charca, descarolar milho e tirar das abóboras as pevides para depois as tostar no forno. Comer fruta da árvore, colher figos e deixá-los secar, saltar em cima da rama do feijão, para ajudar o meu avô a descascar as “feijocas”, que mais tarde viravam sopa. Besunteí-me a raspar o doce de tomate do tacho da minha mãe, acabado de fazer, quando a horta dava mais quantidade do que nós dávamos conta… Tive o privilégio de viver muitas aventuras fora de portas. Ia às pinhas e à lenha, para o inverno. Serrava, com a minha irmã, o pinheiro para o nosso Natal e ainda procurava o musgo para que a magia ficasse completa. Tive a companhia da Tita, da Tucha, do Piruças e do Lucky e tantos outros cães que, na exploração dos meus pais, eram livres de trela e dos horários dos donos. Dormi na rua sobre um tecto de estrelas nas noites de verão, e tive por companheiros os pirilampos nessas noites quentes que iluminavam os meus sonhos, tantos. Aprendi, desde cedo, que tudo se consegue com esforço e dedicação. E, passados tantos pores do sol, ainda não entendo como é que trabalhar na agricultura não conquistou o seu lugar e a reputação que merece. A agricultura é das áreas mais nobres, é vital. Área com passado, do presente e com futuro. Afinal, é ela que nos põe o “pão na mesa”, todos os dias.

Desafios Atuais da Agricultura em Portugal

Todos sabemos que a agricultura desempenha um papel fundamental na nossa economia, na nossa identidade cultural. No entanto, apesar dos seus inúmeros benefícios, enfrenta uma série de desafios, desde as mudanças climáticas até à pressão crescente sobre os recursos naturais. A seca recorrente, os incêndios florestais e a erosão do solo são apenas alguns dos problemas que afetam os agricultores e ameaçam a segurança alimentar e a biodiversidade. A agricultura não tem tido também uma voz política que a saiba ouvir, representar e valorizar.

A importância da Comunicação Positiva

Para enfrentar esses desafios, é essencial adotar uma abordagem de comunicação positiva que destaque as oportunidades e os benefícios de uma agricultura sustentável. Continuo a sentir um forte desconhecimento sobre a evolução que o setor tem conquistado, até mesmo por parte da imprensa. Quantas vezes vejo ainda serem entrevistados agricultores de subsitência familiar. Os agricultores cresceram, evoluíram, modernizaram-se e são eles, também, a par dos consumidores, quem mais se preocupa em dar resposta a tantos desafios, numa área de trabalho onde a imprevisibilidade é uma constante. Muitos deles só recentemente começaram a perceber a importância de terem também definido o seu plano de marketing e comunicação, para além da sua conta de cultura. Digo-o com conhecimento de quem já trabalha nesta área há quase 20 anos, tem sido um longo caminho, uma conquista. Não basta produzir e produzir bem, tem de se comunicar quem, como e o que se produz, com base numa estratégia transparente que reforçe a diferenciação e o valor acrescentado da produção nacional. Deixo-vos algumas pistas.

Estratégias de Comunicação Efectivas

1 – Narrativa Inspiradora

Desenvolver uma narrativa inspiradora que celebre os agricultores como guardiões da terra e da sustentabilidade. Destacar histórias de sucesso de agricultores que adotaram práticas inovadoras e sustentáveis.

2 – Comunicação Digital

Aproveitar as plataformas digitais, como redes sociais, websites e blogs, para alcançar um público mais amplo e envolver os consumidores na jornada da agricultura sustentável. Conteúdo visualmente atrativo, como vídeos e infográficos, pode ajudar a transmitir mensagens de forma eficaz.

3 – Educação e Formação

Investir em programas de educação e formação para capacitar os agricultores com as habilidades e conhecimentos necessários para adotar práticas agrícolas sustentáveis. Workshops, seminários e cursos online podem ser úteis para disseminar informações e promover a adoção de boas práticas.

4 – Parcerias e Colaborações

Estabelecer parcerias e colaborações entre os diversos intervenientes do setor agrícola, incluindo agricultores, empresas, organizações não governamentais e governos, para promover a inovação e a sustentabilidade. Trabalhar em conjunto pode aumentar o impacto das iniciativas e criar sinergias positivas.

5 – Campanhas de Sensibilização

Lançar campanhas de sensibilização pública que destaquem a importância da agricultura para a economia, o ambiente e a sociedade. Mensagens claras e acessíveis podem ajudar a aumentar a conscientização e o apoio às políticas e iniciativas relacionadas à agricultura sustentável.

Em última análise, a positivação da agricultura em Portugal requer um esforço coletivo e coordenado para comunicar de forma eficaz os benefícios e as oportunidades de uma abordagem mais sustentável. Ao adotar estratégias de comunicação inspiradoras, digitais, educativas, colaborativas e de sensibilização, podemos mobilizar ações concretas para promover uma agricultura mais resiliente, inovadora e sustentável para as gerações presentes e futuras.

Trabalhar a agricultura é ter sempre a consciência do trabalho em equipa. Precisamos de todos os elementos juntos, fortes e equilibrados. Só assim nasce a verdade e o sabor genuíno de cada alimento. É ter a oportunidade de semear, ver crescer e o privilégio de colher, juntos.

Sou filha da terra. Neta de avós agricultores. Filha de pais avicultores. Pertenço à natureza e tenho um orgulho imenso em trabalhar a comunicação do agroalimentar português, com tanta gente que também lhe sabe o sabor, o valor. 

Gisela Pires
Partner Agência Evaristo
gisela@agenciaevaristo.pt

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