#11 ALIMENTAÇÃO DIGITAL, AGORA COM SABOR
Talvez tenha feito as pazes com esta Era Digital e lhe veja agora mais as virtudes do que os defeitos. Sei que o futuro continua a ser incerto, mas tenho a certeza de que o futuro das marcas através de estratégias digitais será cada vez mais vincado.
Quem me conhece sabe que demorei a aderir às redes sociais. Tal era a minha resistência que decidi encará-las apenas de forma profissional e foi em 2011 que me inscrevi numa pós-graduação em Marketing Digital, no IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing. Sabia que seriam o futuro, uma tendência incontornável na forma como as pessoas e as marcas se relacionam, mas eu não lhes sentia o gosto. O sabor.
Esta tendência transformou-se na nossa realidade diária e são inúmeros os artigos e estudos que demonstram o seu impacto. Ao folhear a Marketeer deste mês leio: “Metade do mundo está nas redes sociais. Pela primeira vez, mais de metade da população mundial tem conta numa rede social. De acordo com o Digital 2020 July Global Statshot, 3,96 mil milhões de pessoas estavam presentes em alguma plataforma de social media no início de julho, o que significa que o número de utilizadores de redes sociais aumentou mais de 10% desde o ano passado. (…) O relatório elaborado pela We Are Social, em parceria com o Hoot-suite, mostra ainda que no total 4,57 mil milhões de pessoas de todo o planeta usa a internet, atualmente, ou seja, perto de 60% da população”.
A pandemia veio reforçar esta tendência e, na verdade, acabou por ser a nossa tábua de salvação. Foi através da internet que, muitos de nós, conseguimos dar continuidade ao trabalho, individualmente ou em conjunto, através de webinares e tantas outras iniciativas em prol da partilha e da discussão. Facilitou a aquisição de bens essenciais e serviços. Fez-nos sentir mais próximos da família e dos amigos, partilhando tantas vezes ao minuto as saudades, medos e ansiedades. Com ela nos distraímos através de concertos ao vivo; peças de teatro; diretos sobre tudo e sobre nada, sentindo-nos também próximos de artistas que admiramos. Foi, afinal com ela e através dela, que nos alimentámos de bens e de amor.
Para o bem e para o mal ela esteve lá. Talvez tenha feito as pazes com esta Era Digital e lhe veja agora mais as virtudes do que os defeitos. Sei que o futuro continua a ser incerto, mas tenho a certeza de que o futuro das marcas através de estratégias digitais será cada vez mais vincado. O digital é um meio em evolução e, por isso mesmo, um desafio constante.
Certo é que esta transformação nos aproximou e nos fez querer estar, na realidade, mais próximos fisicamente uns dos outros. O digital veio reforçar do que, no final de contas, somos feitos de abraços e de afetos. E eu, como marketeer, pensarei sempre primeiro em estratégias de carne e osso, mas com a preocupação reforçada de lhes dar sabor digitalmente.
Artigo publicado na edição de outubro da revista Fruta, Legumes e Flores
Gisela Pires
Partner da agência Evaristo
gisela@agenciaevaristo.pt
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