#49 QUANDO A VIDA TE DÁ ANANASES!

#49 QUANDO A VIDA TE DÁ ANANASES!

Quando idealizamos campanhas temos de as tornar próximas, relevantes. Simples. Importa que as pessoas se revejam nelas, que as leve à ação, que as envolva, emocione ou apenas as divirta. E não, não é nada simples fazer isso.

Este mês de outubro voamos até Espanha. É assim há já alguns anos, pois é em Madrid que acontece a Fruit Attraction Madrid, um dos maiores eventos internacionais de frutas e legumes do mundo. E se é verdade que os nuestros hermanos dão cartas na organização de eventos agroalimentares também as dão ao nível do marketing de retalho, prova disso é a rede de supermercados Mercadona que de 2019 até agora já abriu 53 lojas em Portugal, sendo hoje uma marca que se encontra no top of mind dos portugueses. Para ajudar à festa, em meados de agosto, todos falávamos do famoso ananás ao contrário, do encontro marcado entre as 19h e as 20h, e de tantas outras categorias de produto como mensagens codificadas para diferentes tipos de relacionamentos.

Quem trabalha na área da criatividade ambiciona, um dia – quem sabe – que a campanha que idealizou com a sua equipa se torne viral. Esse requisito “viral” nunca pode vir no briefing: “Olhe, se faz favor, é uma campanha viral, daquelas de quem toda a gente fala!”. Não, não é assim que funciona. A verdade é que a espotaineidade deste movimento dá que pensar. Quando idealizamos campanhas temos de as tornar próximas, relevantes. Simples. Importa que as pessoas, o público-alvo, se revejam nelas, que as leve à ação, que as envolva, emocione, ou apenas as divirta. E não, não é nada simples fazer isso. Encontrar pontos de contacto que tenham impacto em massa é algo de extraordinário. Ainda mais se for leve, espontaneio, divertido.

Do que sei, a Mercadona nunca se manifestou se a campanha era ou não sua. Na minha opinião, soube fazer a coisa. Não incentivou, nem proibiu, permitiu, com a clara noção de que assim como chegou a tendência terminaria, com a vantagem de colher sorrisos e boa disposição. E se houve pessoas que, entre as 19h e as 20h, chocaram os carrinhos e, só por isso, trocaram dois dedos de conversa, então, este ananás parece-me o mais saboroso do mundo!

Gisela Pires
Partner Agência Evaristo
gisela@agenciaevaristo.pt

Comments are closed.

Top