#16 COMUNICAR AGRICULTURA: DEVAGAR SE VAI AO LONGE
A produção agrícola ainda não tem o lugar que merece no espaço mediático
Se colocamos comida no prato todos os dias, alguém a teve de produzir. Se o preço de um legume dispara de um dia para o outro, não é por acaso. Se encontramos azeite português à venda na Alemanha, também não se deve a uma feliz coincidência.
À primeira vista, parece óbvio que há muitas histórias para contar sobre este percurso incrível que é produzir comida e colocá-la na prateleira. É um tema que interessa a todos, sem exceção. Comunicar agricultura pode parecer fácil e óbvio, mas a verdade é que não é.
O jornalismo vive atualmente desafios complexos, fruto de anos de desinvestimento, redução de equipas e esforço hercúleo dos que ficam. Há tanto para contar – e ninguém tem dúvidas sobre isso – mas o tema não entra na agenda de forma fácil. É muito frequente ser relegado para segundo plano, ultrapassado por outros e assim permanece até que seja reanimado. Há um trabalho incrível que está a ser feito pelos meios de comunicação especializados, que garantem o tratamento da informação, a sua análise e debate. Mas no mundo dos generalistas continua a ser um desafio ultrapassar outros temas que compõem a agenda política nacional.
Desconstruir imagens pré-concebidas leva tempo e o trabalho que fazemos na Evaristo é, muita vezes, comparável ao de uma formiga que, pacientemente, vai trabalhando informação e ajudando as empresas a comunicar melhor.
Há cada vez mais produtores e empresas a dar um passo em frente na comunicação, sem medo de enfrentar os seus consumidores e de abrir as portas, ao mesmo tempo que encontramos cada vez mais exemplos de uma produção agrícola que pensa na sustentabilidade ambiental, social e económica do seu negócio e começa, finalmente, a ocupar um lugar. Ainda não tem o lugar que merece no espaço mediático, mas devagar se vai ao longe!
Ana Rute Silva
Partner da Evaristo
anarute@agenciaevaristo.pt
Artigo publicado originalmente na revista Frutas Legumes e Flores
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