#29 ESTRATÉGIA: AFINAL O QUE É O “CONCEITO”?

#29 ESTRATÉGIA: AFINAL O QUE É O “CONCEITO”?

Queremos fazer parte dos alicerces do seu negócio, da sua marca. Construí-la dia a dia. Com dedicação, espírito de equipa, partilha verdade e transparência. Começamos pelo conceito? 

Não é possível começar a construir uma casa pelo telhado, assim como não é possível traçar uma estratégia vencedora, de produto ou de serviço, sem conceito. Ele é o cimento que une.  É coerência. O desenvolvimento de um logotipo, um site, a dinamização das redes socais, uma ação de ativação de marca, se isolados – sem conceito – serão muito mais difíceis de desenvolver pelas equipas que os trabalham, logo, serão também mais difíceis de ser corretamente percecionados pelo público-alvo que se pretende atingir. 

Conceito é base. É ponto de partida, reflexão, partilha e discussão. Quando bem definido reflete a razão de existir da marca, o seu valor acrescentado, o seu posicionamento. O conceito sustenta a história da marca, a sua essência. Especificando no design do produto, se desenvolvido a partir de um conceito oferece muito mais valor ao cliente, pois torna a perceção da utilidade do produto da empresa muito mais intuitiva. Para que um projeto de design chegue ao resultado esperado, é necessário iniciá-lo pelo conceito.

Já lá vão 16 anos desde que comecei nesta missão que é trabalhar o valor acrescentado e a diferenciação das empresas do agroalimentar. As suas estratégias e marcas num setor em que, muitas vezes, o branding é inexistente ou fica a cargo da moderna distribuição. A consciência da importância de segurar esse valor acrescentado in the house  foi alterando e hoje existem mais ferramentas, para além de mais sensibilidade sobre este tema, talvez pela necessidade. 

Queremos fazer parte dos alicerces do seu negócio, da sua marca. Construí-la dia a dia. Com dedicação, espírito de equipa, partilha verdade e transparência. Começamos pelo conceito? 

Gisela Pires
Partner da Evaristo
gisela@agenciaevaristo.pt

Artigo publicado na revista Frutas Legumes e Flores, edição de outubro 2022

Comments are closed.

Top