#3 EM CENA: O AGROALIMENTAR

#3 EM CENA: O AGROALIMENTAR

É urgente comunicar a agricultura. E comunicá-la bem. Colocá-la no lugar certo, na ordem do dia, pois também a consumimos dia-a-dia.

“Quem não aparece, esquece”. Respeito muito os provérbios populares. Trazem consigo a sabedoria das gerações que os repetiram e que só pela sua verdade se eternizam. Não falamos de aparecer por aparecer. Falamos de comunicar estrategicamente produtores, empresas, produtos, serviços que, pela sua essência, pela sua história e pelo seu trabalho, merecem falar na primeira pessoa.

Hoje, o agroalimentar está em cena e tem mais palco do que nunca. Os consumidores procuram proactivamente alternativas saudáveis, informação sobre a origem dos alimentos, a essência e a forma de estar das marcas. Por outro lado, o ruído aumentou. Muito se diz e escreve sobre sustentabilidade produtiva, ambiental, social, principalmente, sobre a utilização dos recursos naturais do nosso Planeta, levando a que a comunicação seja um desafio maior.

No palco da comunicação agroalimentar coexistem diversas personagens. E sobre elas poderíamos estereotipar. Teremos sempre o produtor que se foca na produção, com uma forte ligação emocional ao que produz – “O meu produto é o melhor do mundo”; o distribuidor preocupado com “preço, preço, preço”; o consumidor que se divide em múltiplos perfis -, o vegan (“só se for sem carne”); o influencer (“saibam mais no link da bio”); o ambientalista (“como assim embalagens com plástico?”); o “Apps para tudo” (“ainda não existe nenhuma aplicação para este serviço?”) … E é exatamente por estas e tantas outras especificidades, exigências e oportunidades que a comunicação se revela fundamental ao longo da cadeia de valor.

Neste palco tão abrangente, de personagens tão diferentes, é fundamental um guião. A definição de um plano de marketing que defina posicionamento, fatores de diferenciação, metas, objetivos e ações estratégicas. Um guião que se faça acompanhar, paralelamente, de um plano de comunicação que defina as mensagens-chave, as ações que alimentam as perceções pretendidas, que cumpram expectativas. Transparente. Um guião internacional, pois cada vez mais atuamos e comunicamos à escala global. Que contribua para uma maior
proximidade das personagens principais de cada peça ao seu público, para
afirmar um compromisso e reforçar a sua relação, fidelizando. Um guião que
conduza ao aplauso. Uma peça, uma marca, que não se esquece e que, pelo
contrário, se conhece.

É urgente comunicar a agricultura. Colocá-la em cena. Vivemos dela.

Gisela Pires
gisela@agenciaevaristo.pt

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