#21 COMUNICAÇÃO: DISPENSAVELMENTE INDISPENSÁVEL

#21 COMUNICAÇÃO: DISPENSAVELMENTE INDISPENSÁVEL

Ao longo dos anos percebemos que o investimento em comunicação, em momentos de crise, é dos primeiros a sofrer cortes, é dispensável. Para mim, a comunicação fará sempre parte da solução, a comunicação é cada vez mais dispensavelmente indispensável.

Há já algum tempo que sinto isto. Fazem-nos falta líderes. Líderes com vozes que ecoam no nosso pensamento, na nossa vontade de fazer mais e melhor, daqueles que conseguem fazer-nos acreditar nos nossos sonhos, num mundo melhor para cada um de nós, para todos. Daqueles que pela força da sua visão e discurso conseguem mobilizar e implementar as ações coletivas necessárias. Não, não creio que seja uma vontade romântica nem utópica. É, na verdade, para mim uma urgência. Discursos com honestidade, clareza e transparência, com sentido de missão e a força de quem sabe que nada se consegue de um dia para o outro, mas que é na persistência do trabalho, em conjunto, que se chega lá. Discursos com a capacidade de nos inspirar para a ação coletiva e não apenas individual. Discursos com verdade. Faltam-nos líderes em diversas áreas.

Há dias lia uma entrevista do vice-almirante Henrique Gouveia e Melo demorei-me nesta frase: “A comunicação foi a parte mais importante do processo de vacinação. Uma comunicação pragmática e pensada que transmitiu a urgência e o espírito de combate.” Importou a mensagem? Sim. Importou todos os que, de várias áreas, trabalharam em equipa para que fosse possível? Sem dúvida, mas também importou muito o mensageiro.

Comunicar de forma clara e honesta era urgente, é urgente, não só no contexto de pandemia mas em todas as esferas da vida pública. Discursos claros e despretensiosos. Discursos que nos mobilizem perante tantos desafios que enfrentamos enquanto comunidade, que serão tanto ou mais fáceis de ultrapassar se sentirmos essa verdade também nos seus mensageiros.

Trabalhar em marketing, em comunicação, não é manipular mensagens, não pode ser. Deve ser ter a capacidade de contar a verdade de cada pessoa ou produto, de cada, marca ou instituição. Os mais recentes desafios que vivemos, o aumento dos combustíveis, da eletricidade, das matérias-primas, etc., colocam-nos perante inúmeros desafios diariamente, independentemente da nossa área de atividade. Ao longo dos anos percebemos que o investimento em comunicação, em momentos de crise, é dos primeiros a sofrer cortes, é dispensável. Para mim, a comunicação fará sempre parte da solução, a comunicação é cada vez mais dispensavelmente indispensável.

Gisela Pires
Partner da Evaristo
gisela@agenciaevaristo.pt

Artigo publicado na revista Frutas Legumes e Flores, edição de outubro 2021

Comments are closed.

Top